quarta-feira, 6 de maio de 2009

38º Concurso Internacional de Redação de Cartas

38º Concurso Internacional de Redação de Cartas


Este concurso é realizado pelos Correios e aberto a alunos de 9 a 15 anos de idade, de escolas das redes pública e privada de ensino. O tema deste ano foi: Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe como condições de trabalho decentes podem levar a uma vida melhor.

3º lugar fase estadual: Debora Rocha Barbosa 6º série/ 7º Ano

Aluna do Centro Educacional Vem Ser – CEVES – Vila Velha



Vila Velha, 24 de março de 2009.

Senhor Prefeito de Vila Velha,

Estou escrevendo esta carta para mostrar as péssimas condições de trabalho de nossa cidade e de todo país, mas principalmente da nossa querida cidade, Vila Velha. Quero mostrar como é minha vida de professora de escola pública, uma vida muito difícil, perdi meu marido, mas tenho três filhos e os sustento com o pouco dinheiro que ganho das escolas públicas que eu trabalho. Não me resta tempo algum para ficar em casa, com minha família, é só casa e escola, pois tenho que trabalhar de manhã, à tarde e à noite para ter um dinheiro bom no fim do mês.

O que quero mostrar mesmo são as condições de trabalho, não só minhas, mas como de todos os outros professores. Na maioria das vezes, eu tenho que comprar giz para escrever no quadro, pois se eu não comprar, não tem aula; são muitos alunos para uma sala só, então falta carteira; as provas não são dadas na data certa, pois uma hora a impressora está quebrada, na outra a máquina de xerox; também não temos outros materiais que preciso para trabalhar. Não é possível trabalhar desse jeito, e ainda ganhamos muito pouco para ter que com o nosso dinheiro, que não é muito, comprarmos os materiais que faltam. Continuamos trabalhando porque precisamos realmente de sustentar nossas famílias e hoje em dia não é fácil arranjar um emprego, e também pensamos na educação de muitas crianças que querem de verdade estudar e aprender.

Com o salário mais alto não precisaríamos trabalhar em várias escolas, nos dedicaríamos só a uma e a educação seria até melhor. Também queríamos que as condições de trabalho melhorassem, pois seria bom para todos, porque se o Senhor Prefeito deseja uma cidade melhor, que nos dê condições boas de trabalho.

Aproveito para falar também do meu tio que faz limpeza em hospitais. Sabemos que lixo dos hospitais não é o mesmo lixo de nossa casa. Nos lixos de hospitais temos grandes chances de pegarmos uma doença, e é claro, dependendo da doença pode levar até a morte. As condições de trabalho do meu tio, e demais funcionários não é nada agradável, eles usam luvas finas, curtas, às vezes não tem máscara e muito mais materiais que faltam ou que não são próprios para esse tipo de limpeza. Então os riscos de doenças é muito alto.

Não são só essas duas categorias profissionais que precisam de ajuda urgente, ainda tem muitas outras profissões que sofrem ou até mesmo já sofreram, pois vemos direto nos noticiários que alguns profissionais de obras públicas que trabalham nas ruas, são os que mais se machucam. Já ouvimos falar de trabalhadores que já caíram fazendo o seu trabalho em obras, construções e morreram. Isso é completamente um absurdo, pessoas trabalhando, dando duro para sustentar famílias, sendo que as condições de trabalho são completamente péssimas, às vezes não tem um capacete para este tipo de obras, equipamentos firmes e acabam sofrendo acidentes por falta de instrumentos de trabalho.

Também temos os médicos de pronto socorro, onde centenas de pessoas chegam passando mal, tendo que ser internadas, medir pressão, tomar algum remédio. Mas o que o médico pode fazer, se não tem os equipamentos para trabalhar? Se não têm os remédios? As salas dos médicos são sujas e pequenas. Como ter condições de trabalhar em um lugar desses? Condição nenhuma.

Na vida dependemos de tudo para fazer alguma coisa, a criança depende de um a apoio para começar a andar, nós precisamos da comida para sobreviver, o enfermo precisa de um médico para dar orientações, criança pequena precisa de dar a mão a alguém para atravessar uma rua, a mesa precisa das cadeiras, para escrever precisa de uma folha, para ter ideia tem que pensar e para ter uma profissão é preciso estudar. Pois então, precisamos de tudo para fazer alguma coisa, como essas coisas que citei, o trabalhador também precisa de condições dignas para trabalhar.

Enfim, eu espero que o Senhor tome alguma providência, para que todos os lugares, e para todos os trabalhadores de nossa cidade, e então será muito melhor para todo mundo, e que os trabalhadores não venham levar o trabalho como uma obrigação, mas sim como orgulho de trabalhar, com o pensamento de ajudar as pessoas cada vez mais e assim teremos de verdade uma vida bem melhor!

Atenciosamente,

Debora Rocha Barbosa

5 comentários:

  1. Parabéns Débora, o seu texto está crítico, inteligente, poético e bem articulado!!! Continue apresentando suas ideias sem medo e com toda a criatividade.
    É um presente ter você como aluna.
    Muitos beijos.
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. Débora.. ficou lindo o seu texto, ficou "MARA" adorei ter uma amiga que não tem vergonha de falar oq sente estou muito feliz!! xD
    bjs..
    Maria Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo 3º lugar e pelo belo texto.
    Os prefeitos deveriam ler sua carta e tomar providências...
    Continue assim uma execelente escritora...

    ResponderExcluir
  4. carlos filho
    este concurso ainda esta funcionando porque eu quero participar pois eu adoro ler meu dilema é não jugue o livro pela capa

    ResponderExcluir
  5. Este concurso é realizado todos os anos pelos Correios. Fique atento na sua escola, pois são os professores que orientam para a participação dos alunos.

    ResponderExcluir