domingo, 8 de março de 2009

Lição de Vida

Proposta: Produza um texto narrativo em primeira pessoa em que o narrador personagem seja um menino ou uma menina que precisa trabalhar para sustentar-se e ajudar a família. Ele também poderá ser um morador de rua. Descreva seus medos, sonhos e esperanças.
Lição de vida

Hoje pela manhã, novamente fui trabalhar para ajudar minha família. Eu trabalho porque meu pai bebe, fica acabado e não consegue emprego, já minha mãe está desempregada e como sempre, vive passando mal. Eu por ser mais velho tenho que cuidar dos meus irmãos. Minha irmã Alana deixa de fazer as coisas dela para cuidar da casa enquanto estou fora. Somos 4 filhos, contando comigo, tem o Samuel de 4 anos, a Júlia de 7, a Alana de 11 e eu tenho 12 anos.

Um dia já pensei em fugir com eles, isso seria bem difícil. Quase não ganhamos roupas e brinquedos, o último presente que eu ganhei tinha 8 anos, foi uma bola usada, depois disso acabou. Minha vida é assim, saio cedo, volto tarde e às vezes nem sei se vou ganhar algum dinheiro, pego resto de comida dos restaurantes para minha casa, às vezes não como porque falta tempo e comida. Já tentei dar estudo aos meus irmãos, mas o meu dinheiro é pouco.

Claro que todos nós temos sonhos, mas nem todos podem se realizar, digo que isso é uma lição de vida para todos, por isso valorize tudo o que tem, pois nunca se sabe o amanhã. Se você pode, estude para ser alguém na vida.

Um dia quero dizer: "Já fui menino de rua, levaram os meus irmãos e eu para o orfanato, fomos adotados por uma família amorosa e que cuidou de nós com muito carinho. Estudei muito, valorizei o quanto deu, e hoje sou Doutor, tenho uma família e sou muito feliz".
Quero sempre continuar acreditando nos meus sonhos.

Miguel
Vitória - 7º ano

5 comentários: