terça-feira, 1 de setembro de 2009

Amigos da saúde


Olá! E aí? Quer ficar obeso? Ter problemas como a Hipertensão? Não? Então amigo, por favor, siga as instruções abaixo:


Ummm!

Sabe aquela batata frita, o hot dog da praia, a pizza de sábado e até o hamburger do Mac Donald’s? Deliciosos, né? Pois é, essas coisas deliciosas fazem muito mal a saúde! Mas claro, se for “comido” em quantidades menores que costumam comer!
A ingestão exagerada desses alimentos gordurosos faz mal à saúde e pode provocar várias doenças, entre elas a hipertensão, taxa de colesterol “ruim” alta, entre outras. O mais temido, claro, é a obesidade que vem se tornando um problema cada vez maior entre os brasileiros que ainda bem, estão longe dos americanos.

Doces...

Chocolate, chocolate, chocolate... Amo chocolate! E você?
Não só chocolate, mas também balas, pirulitos, bolos e etc. Essas delícias são indispensáveis, mas comê-las exageradamente faz mal e pode trazer doenças como a taxa de Triglicerídeos alta e até a diabete. Acho melhor cortar um pouco o amado chocolate!

Refri.
Que tal parar de tomar refri de manhã, de tarde e de noite?
Não sabe que isso faz mal? Por favor, amigos, refrigerante de manhã nunca mais! De tarde, pode abrir exceção e tomar no domingo quando sua mãe fizer uma lasanha ou tiver um churrasco.
De noite? Só se comer uma pizza no sábado à noite!
Mas fala sério, né? Se você abolir a coca-cola do cardápio, vai ser ótimo! Não sabe que aquele refri acaba com os dentes?!
Bom, o mais importante é você substituir o refrigerante pelo suco natural:Laranja, Morango, Tangerina, Goiaba, Abacaxi, Manga e o que você quiser, aliás, são todos deliciosos!

Quer evitar... ?

Sabe quando você tá passando na rua com a galera e vê um gordinho andando, já zoa? É porque você não sabe que pode ficar daquele jeito se continuar se alimentando mal! Quer então evitar isso?
O 1° Passo é simples, é cortar o excesso de gordura, fritura, doces e por aí vai. Na hora que bater aquela fominha, em vez de pegar no armário um biscoito recheado ou beliscar o bolo de morango, que tal comer uma fruta (que com certeza devem estar quase estragando na geladeira, não deixa isso acontecer)!
Sabe o que também não custa nada, nem dói? Trocar as friturinhas por verduras e legumes. Vai te deixar com mais vitaminas, proteínas e tudo de forma bem saudável, e vai te deixar bem disposto para fazer exercícios físicos. Fazer exercícios físicos também ajuda a evitar a obesidade e outras doenças!
E esse é o 2° Passo, fazer exercícios, caminhar na praia e até brincar na rua com os amigos! Ficar em casa parado sem fazer nada além de assistir TV, jogar vídeo game e navegar na NET, não ajuda em nada, mesmo que você se alimente bem. Quem faz isso é sedentário. Não é bom ser sedentário! Quer se livrar disso? E fácil!
Entra na escola de futsal com o amigo, faz vôlei, entra para o time de basquete, faz judô ou até marca com a galera de ir à praia, faça uns exercícios, corra no calçadão ou até na areia, assim você faz com muita diversão e de forma bem descontraída!
Se você acha isso difícil pode fazer sem mesmo perceber, é só fazer educação física na escola! Tá vendo, fazer Educação Física dói?
Não? Então faça sempre isso!
Olha gente, cuidar do corpo e da saúde, principalmente, não é uma tarefa difícil, mas pode ser bem divertida e tem que ser feita com vontade, você pode misturar o bem estar e a saúde com a vaidade e a vontade de estar sempre bonito(a)!
Quero ver todo mundo se cuidando bem, viu!?

Natália Nilo
8° Ano

Um comentário: