sábado, 28 de fevereiro de 2009

Meu dia

Proposta: Produza um texto narrativo em primeira pessoa em que o narrador personagem seja um menino ou uma menina que precisa trabalhar para sustentar-se e ajudar a família. Ele também poderá ser um morador de rua. Descreva seus medos, sonhos e esperanças.
Meu dia
Hoje o dia foi bem cansativo como todos os outros. Acordei como sempre às seis da manhã, tomei meu café "voando", e fui logo trabalhar. Topo qualquer coisa, aliás, tendo um dinheiro, em qualquer coisa na rua eu trabalho. Ajudo na lanchonete, lavo carro, qualquer coisa.

Hoje ainda foi bom, porque descansei bem, dormi na casa de um amigo que às vezes trabalha junto comigo, ele é bem humilde, mas pelo menos tem casa, está seguro, e eu? Que nem casa eu tenho?! Fico procurando lugar pra dormir, às vezes tem gente que tem pena de mim e deixa eu dormir na casa deles, ou até na garagem, me dão coberta, às vezes até roupa.

Tem gente que acha que sou pivete, que fico trabalhando pra nada, ou pra comprar droga. Nada disso! Eu trabalho pra comprar comida pra mim, e às vezes uma bermuda, muito raro um chinelo. Mas o dinheiro que junto mesmo, é pra ajudar minha mãe, que mora em outro estado, ela está muito doente, precisa de dinheiro para tratamento, remédio. É claro que só o meu dinheirinho não dá muito, mas pelo menos ajuda. As minhas tias também ajudam. Ela mora na roça, por isso não tenho como trabalhar lá. Então vim para o centro de uma cidade de outro estado, porque é bem mais movimentado, aqui tenho mais chance de arranjar um "bico" ou qualquer outra coisa assim!

Minha mãe não gosta que eu trabalhe na rua e ainda mais sozinho, mas sempre mando notícias pra ela, aí ela não fica preocupada, faço tudo certinho.

Infelizmente, perdi meu pai quando tinha 6 anos de idade, hoje tenho 13 anos, sinto muitas saudades de estudar, pois eu estudei só até aos 5 anos na escola pública perto da minha casa, mas depois meu pai morreu, e depois de 2 anos minha mãe arranjou um namorado que não gostava de criança, mas minha mãe não sabia, e logo depois adoeceu, e então meu padrasto mandou eu trabalhar para ajudar minha mãe, eu tinha que trabalhar que qualquer jeito! Não gostei nada da ideia, mas depois vi que tinha que ajudar mesmo, pois minha mãe é muito pobre e arranjou este homem que não quer nada com a vida, ela diz que ama ele, não sei não, mas de qualquer forma eu amo minha mãe e passo fome, frio, qualquer coisa pra ajudar ela.

Hoje, graças a Deus trabalhei bastante, foi bem cansativo, mas valeu a pena, tirei um dinheiro bom, lavei se eu não me engano uns 5 carros, trabalhei por meio período em uma lanchonete, e logo depois do almoço fui vender jujuba que eu ganhei com o dinheirinho que consegui antes, ou melhor, ontem. Vendi bastante. E ainda recebi uma notícia que vou até mandar pra minha mãe. Os pais daquele meu colega, deixou eu morar lá por um tempo, mas ajudando é claro! Porque eles são pobres, mas é uma ótima notícia, só preciso de roupa, e trabalhar bastante.

O meu maior sonho é estudar bastante, pois quero ser um empresário, ter minha família e um dia ser como aquelas pessoas que me ajudam hoje, que ajudam as pessoas de rua, e as crianças e adolescentes.

Espero continuar morando na casa do meu colega, mas parece que eles irão se mudar daqui a uns 3 ou 4 meses, mas tá bom, irei continuar com o mesmo ritmo. O melhor eu tenho. Estou vivo, com saúde e é isso que importa.
Débora - 7º ano.

Um comentário:

  1. Sua sensibilidade ao escrever este texto é notória.
    Parabéns e continue escrevendo para nos brindar com suas produções.

    ResponderExcluir