sábado, 28 de fevereiro de 2009

Um dia feliz





Proposta: Produza um texto narrativo em primeira pessoa em que o narrador personagem seja um menino ou uma menina que precisa trabalhar para sustentar-se e ajudar a família. Ele também poderá ser um morador de rua. Descreva seus medos, sonhos e esperanças.


Um dia Feliz
Hoje foi um dia diferente. Eu seguia a minha rotina, mas aconteceu uma coisa inesperada. Vou começar a contar desde quando eu acordei.

Eu acordei quando ouvi um barulho. Era carro, o estacionamento estava começando a funcionar. Eu durmo em um estacionamento de uma lanchonete, e me dou bem. Eu vivo carregando caixa de papelão. Também gosto de carregar minhas coisas lá dentro, como meus livros, agasalhos, caneta e papel.

Depois que acordei, fui pedir para o "flanelinha" para me arranjar meu carrinho. Ele é quem esconde minhas coisas enquanto eu durmo. Eu acordo às cinco horas todos os dias e saio pelas ruas catando as coisas de papelão, e outras coisas que eu acho úteis pra mim.
Eu tenho casa, mas o problema é meu pai. Ele briga e bate na minha mãe, além dele ser assaltante. Saí de casa achando tudo isso um absurdo. Eu aqui catando lixo pelas ruas, as caixas de papelão dos outros, enquanto meu pai aborda e mata pessoas. Minha mãe é faxineira de uma escola. Quando saí de casa, só levei minhas roupas, colchonete, e meus materiais de estudo.

Todos os dias depois de recolher papelão, eu sento no banco da praça para ler meus livros. Eu fiz uma prova para o Banestes, mas até hoje não havia saído o resultado.

Hoje, sentei para ler meus livros e fazer minhas anotações. Depois de muito tempo de leitura eu cansei e fui tentar conseguir comida com as barracas da praça. Eu sempre consigo com a mulher da cocada, mas com o resto é sempre muito difícil.

Após meu "almoço", fui vender minhas paçocas no sinal. É impressionante como as pessoas fecham os vidros dos carros. Comigo sempre fica um outro menino vendendo jornais. Eu sempre troco duas paçocas por um jornal. Sabe, eu sacio a fome dele e ganho mais dinheiro. As pessoas sempre compram jornal.
Hoje, quando fui ler o jornal, lá estava o resultado da prova do Banestes, e eram muitos nomes. Eu estava procurando a letra W. Achei e fui procurar o meu nome: Wanderlei da Silva. E lá estava meu nome!!! E... em 4º lugar! No jornal falava algumas informações e eu entrei em contato. Depois fui entrevistado por um monte de pessoas que me disseram que eu iria sair no jornal! Vou me dar bem, eu acho, mas amanhã é um novo dia, hoje já durmo sem as caixas de papelão e longe dos carros.

Sarah - 7º ano.

Um comentário:

  1. Tomara que este texto se torne realidade para muitas pessoas de rua em nosso país.

    ResponderExcluir